Iniciativa Educativa

“A mais elevada tarefa do educador deve ser a de formar seres Humanos Livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para as suas vidas.”

Rudolf Steiner

  A Iniciativa Educativa da Associação Lua de Sementes acolhe com reverência as crianças que, com as suas famílias, escolhem fazer este caminho, e procura contribuir para o seu crescimento harmonioso e holistico. A casa amorosamente cuidada e a possibilidade de explorar a natureza diariamente, são os lugares seguros que potenciam o pleno conhecimento de si próprios e a confiança no mundo. Nada do que se faz ou do que se aprende é desprovido de sentido!   Jardim o Mundo é Bom Atualmente o nosso Jardim é composto por um grupo máximo de 15 crianças, com idades entre os 3 e os 6 anos, cuidadas por duas Jardineiras que as acompanham nos momentos vividos na Lua de Sementes. O Jardim funciona diariamente, entre as 8h45 e as 17h, encerrando nas pausas letivas – Natal, Carnaval, Páscoa e mês de Agosto – e nos feriados nacionais e feriado municipal de Loulé. Num ambiente doméstico, como numa grande família, as rotinas vão acontecendo sem pressa, num ritmo sequencial que traz a tranquilidade e a segurança necessárias, para um crescimento equilibrado e estruturado. Hábitos de higiene e cuidado fazem parte deste ritmo, bem como de contemplação e gratidão pelas graças que, diariamente, nos são oferecidas. No brincar livre, tanto na sala como na natureza, a criança tem a possibilidade de expressar o seu mundo interno e de experienciar todo o seu potencial, concentrando as forças essenciais para o amadurecimento adequado do seu corpo físico e preparando-se para acolher mais tarde, no momento certo, as aprendizagens escolares formais. Durante esse tempo precioso de brincadeira, as Jardineiras observam-nas atentamente e protegem-nas, procurando interferir o mínimo possível no processo. As atividades semanais são preparadas em conjunto e, espontaneamente, as crianças entram nesta dinâmica. Pintar com aguarela, moldar cera de abelha, amassar pão, cuidar da horta e do jardim, costurar e bordar, fazer carpintaria ou fazer passeios no bosque, são muitas das atividades que são cuidadosamente pensadas e oferecidas às crianças desta família. Neste Jardim o ritmo de cada criança harmoniza-se no ritmo do grupo, e juntos celebramos o ritmo da vida. Aqui crescem flores, árvores e passarinhos e crescem também seres humanos felizes!   Apoio ao Ensino Doméstico O Mundo é Belo!              

“Era uma vez uma escola, onde se liam folhas de árvores e contavam insetos nas flores. Era uma vez uma escola, onde se aprendia a pares e de forma ímpar. E nessa escola, que era pessoas, todos os dias era a vez delas. Era uma vez Professores, que ensinavam letras nas nuvens e transformavam uma sala em sonhos e nessa escola do era uma vez os alunos corriam para aprender e quando ensinavam, eram mestres.”

Para a “Lua de Sementes”

Da Carla Mendes